Presidente do conselho do Cendhec, Manoel Moraes recebe posse do Instituto dos Advogados Brasileiros
Nessa terça-feira, o presidente do conselho do Cendhec, Manoel Moraes, recebeu posse do Instituto dos Advogados Brasileiros. O evento foi realizado na 18ª Sessão Extraordinária Virtual e transmitido pelo YouTube da TVIAB.
A Presidente Nacional do IAB, Rita Cortez, deu início à sessão e nomeou cinco novos membros efetivos pernambucos. Dentre estes, estava Manoel.
O IAB foi criado em 1843, e é considerado o local mais antigo que estuda o direito, nas Américas. Foi responsável, também, pela origem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Unindo tradição e modernidade, o Instituto guarda o direito, a democracia e a liberdade.
Na ocasião, Manoel agradeceu e reforçou o discurso do direito, analisando as corajosas ações do religioso e político pernambucano, Frei Caneca. O Professor e advogado enalteceu ainda a vida e obra de Dom Helder Camara, fortaleceu as ideias da advocacia e retomou o sentido e a importância de ser um advogado pernambucano, destacando a solidariedade e as lutas insurgidas nesta terra.
O advogado salientou que a cerimônia estava sendo realizada no mesmo dia do aniversário da Constituição Federal de 1988. Com isso, trouxe debates sobre o período de instabilidade democrática e homenageou os advogados e presos políticos.
“É o reconhecimento de uma advocacia vinculada aos direitos humanos, se pautando na defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito e da democracia. O Direito pode ser um instrumento de fortalecimento da democracia e dos direitos humanos”, declara Moraes.
Manoel realçou o papel do IAB. “Uma atuação de alinhamento com os direitos humanos e se posicionando contra medidas que são consideradas retrocessos pelos organismos internacionais e pela própria compreensão da Constituição”, afirma. “É uma alegria contribuir com um espaço tão importante. Estamos em um lugar de resistência e consolidação dos direitos. Minha felicidade é pela oportunidade de espaço da construção coletiva de quem somos”, completa.
Além da posse, ocorreu, ainda, a palestra “Constituição, democracia e eleições em momentos de crise”, ministrada pelo professor Alexandre Freire.
Também estavam presentes na sessão, Katia Pintor, coordenadora adjunta do Cendhec e do Programa Direitos da Criança e do Adolescente; e Juliana Acioly, advogada do Cendhec.
Assista na íntegra:
Commenti