Planejar o futuro: Cendhec participa de evento com Equipe de Desenvolvimento Institucional/OAK
Nesta terça-feira, dia 22 de novembro, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social, junto a outras seis organizações da sociedade civil, participou de um encontro promovido pela Equipe de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Fundo de Transição/OAK Foundation Brasil. Realizada na sede da FASE, a reunião teve como objetivo o compartilhamento de experiências, além da escuta das OSCs sobre o panorama brasileiro e as expectativas para o futuro.
O evento foi organizado e facilitado pela Equipe, que acompanha as instituições, organizações e movimentos desde 2020. Participam do quadro: Domingos Armani, coordenador geral e consultor para identidade, governança e modelos organizacionais; Ana Bárbara Caporal, gerente administrativa e financeira do projeto; Leandro L. Valarelli, consultor para estratégia, planejamento e M&A; Célio Meira, consultor para mobilização de recursos; Nataly Queiroz, consultora para comunicação; Havanna Marques, consultora para gestão administrativa, contábil e financeira; Lindalva (Dalvinha) Correia; “Escutadeira” para escutas individuais e coletivas; e Cristiane Félix, mentora de lideranças.
O encontro foi dividido em dois momentos. Pela manhã, as OSCs e a equipe D.I se debruçaram sobre linhas do tempo, que traziam dados das sete organizações, datando de antes da entrada do Fundo de Transição, até 2022. Depois, os participantes puderam discutir quais os principais marcos destes anos, quais as mudanças que estão acontecendo em suas instituições e o que podem construir coletivamente, visando o futuro.
Na parte da tarde, a Doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global, pela Universidade de Coimbra, Élida Lauris, juntou-se ao evento, trazendo o seminário temático “Novo Cenário Político e as Oscs”. A referência, que também foi Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, trouxe sua experiência na área de Direito para debater o panorama brasileiro. Entre os temas abordados estavam a necessidade de lidar com o novo país que emerge e como fortalecer a sustentabilidade nas organizações da sociedade civil. Dômenico Corcione, consultor em Desenvolvimento Social e Institucional do Cendhec; Janaína Jatobá, de Freedom Fund; Luciana Pinto de Terre dés Hommes Suiça; e Telma Rocha, da Avina, também participaram do momento.
Participaram, pelo Cendhec, Ana Cláudia Bezerra, coordenadora administrativa; Rozeneide Ribeiro, coordenadora financeira; Juliana Accioly, advogada e coordenadora de projeto; Luis Emmanuel; advogado e coordenador do programa Direito à Cidade; e Mariana Moraes, comunicadora institucional. Além do Centro, são atendidas pelo fundo de transição as parceiras Fase; Centro Popular de Direitos Humanos – CPDH; Pegando o Bigu; Ação Comunitária Caranguejo Uçá; Fórum Suape; e Ameciclo.
“A Equipe de Desenvolvimento Institucional tem sido fundamental para nosso crescimento e amadurecimento, como instituição, nestes últimos anos. Encontros, como o que foi promovido, ajudam a pensar o trabalho realizado até agora, e avaliar o que virá daqui pra frente, com a nova conjuntura política nacional. O momento também fortaleceu a possibilidade de trabalho coletivo das organizações que fazem parte do Fundo de Transição apoiado por OAK”, aponta Ana Cláudia.
Comments