Memorial da Democracia de Pernambuco é inaugurado para promover direitos humanos
Na última quinta-feira (29), foi realizado um ato solene à inauguração do Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcellos Coelho, no casarão no Sítio da Trindade.
Com o intuito de ser um espaço de visitação e pesquisa, o Memorial da Democracia será instalado no local, abrigando materiais reunidos pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara.
O acervo é composto por registros do período da regime militar, iniciado em 1964, e da luta por liberdade e democracia em Pernambuco.
Um dos objetivos da instalação é que o Memorial seja um espaço de promoção de ações relacionadas à educação, que contribuam para o exercício da cidadania, a valorização dos direitos humanos e para o aprofundamento da democracia. O acesso a fotos, vídeos e documentos de um período que foi dominado pela desinformação, é uma maneira de democratizar o direito à informação e à história do estado.
Participaram da solenidade Manoel Moraes, presidente do Conselho do Cendhec; Marcelo Santa Cruz, que compõe o Conselho Fiscal do Centro; e Célia Trindade, também membro do Conselho.
Leia o discurso de Manoel Moraes na íntegra:
Comments