Levando informação para crianças e adolescentes, Teia de Proteção retoma aulas no Pina
O curso “Fortalecendo direitos e sonhos: educação popular e participação social para o combate à violência sexual e doméstica infanto-juvenil”, disponibilizado pelo Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social, teve início na última terça-feira (28), com crianças, e nesta quarta-feira (29), com adolescentes, e seguem até dezembro com entrega de certificado.
Ministradas pela equipe de formação do programa Direitos da Criança e do Adolescente do Cendhec, as aulas proporcionam informação sobre autoproteção e identificação de violência doméstica e sexual, de forma lúdica, com 14 crianças e 10 adolescentes de comunidades do Pina. Nas oficinas, a equipe também aborda identidade étnica e racial, fortalecimento de territórios e uso de mídias e prevenção contra violências.
Juliana Accioly, advogada do Cendhec e coordenadora do projeto Teia de Proteção, explicou que “a ideia é passar o ano inteiro com essas crianças, adolescentes e famílias trabalhando vários temas que dizem respeito ao enfrentamento da violência sexual e as formas condicionantes da estrutura da violência”.
Os encontros acontecem em dinâmica rotativa, no Procriu, Livroteca Brincante do Pina, Iasdoc e Turma do Flau, organizações comunitárias do Pina e Brasília Teimosa, parceiras do projeto.
O projeto Teia de Proteção tem apoio da organização alemã Kindernothilfe e atua na garantia e proteção de direitos de crianças e adolescentes, com oficinas formativas e pedagógicas, facilitadas pela psicóloga Luanna Cruz, a assistente social Patrícia Saraiva e a educadora social Cláudia Carlos.
コメント