Justiça por Victor Kawan: ato levará cruzes e balões em homenagem às vítimas de violência policial
Em homenagem às crianças e adolescentes mortas (os) em Pernambuco, vítimas de violência policial, a faixa de areia da Praia do Pina, bairro da Zona Sul do Recife, será tomada por cruzes e balões. O ato, que acontecerá as 9h, é organizado pelo Movimento “Justiça Por Victor”, e tem a intenção de alertar a sociedade sobre a necessidade de proteção das vidas de meninas e meninos, em especial pretas/pretos e pobres.
De acordo com o grupo que encabeça a solenidade, "o ato é também um protesto para que o Estado seja “célere” nas investigações e conduza com mais transparência o enfrentamento contra os homicídios de crianças e adolescentes e outras violações extremas."
Victor Kawan, de apenas 17 anos, foi perseguido e executado por policiais no dia 11 de dezembro de 2021. Desde então, moradoras e moradores do Sítio dos Pintos, bairro onde o adolescente morava, buscam por amparo. "Faz-se urgente que o Estado avance com rigor e dê uma resposta conclusiva sobre tudo isso. Parentes e amigos de Victor Kawan continuam na luta por Justiça e Respeito, em memória desse menino que foi vítima do racismo estrutural e do sistema que mata preto, pobre e a juventude. Até quando?", diz o movimento.
Segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, o número de pessoas baleadas só aumenta em Pernambuco. Estima-se que seis pessoas são atingidas diariamente, no Estado, durante os 100 primeiros dias do ano.
Serviço:
Ato na Praia do Pina, próximo ao JCPM
A partir das 9:00 até às 14:00
Comments