Homenagem à Leda Alves: atriz e sócia fundadora do Cendhec recebe Medalha de Mérito Olegária Mariano
Na última sexta-feira, 12, a Câmara Municipal do Recife entregou à atriz, ativista e ex-secretária de cultura do Recife, Leda Alves, a Medalha de Mérito Olegária Mariano. A homenagem foi realizada pelos vereadores Cida Pedrosa e Almir Fernando.
“Sua vida se confunde com a implementação das políticas públicas de cultura em nosso Estado, além de ter sido uma das grandes atrizes do teatro popular do Nordeste”, sócia do Centro Dom Helder Camara, Cida Pedrosa fala da homenageada com admiração. “É uma mulher progressista que sempre militou no campo da esquerda. Uma mulher que fez do seu ofício uma luta pela inclusão da classe trabalhadora ligada à cultura popular”, ressalta a vereadora recifense, pré-candidata a Deputada Estadual.
A atriz tem seus 90 anos dedicados ao teatro pernambucano. É formada em Arte Dramática e Técnico em Assuntos Culturais, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Comandou a Fundação de Cultura do Recife, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e o Museu do Estado. Também esteve à frente do Teatro de Santa Isabel e foi presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
Familiares, autoridades políticas e artistas também a prestigiaram. O encontro foi celebrado por apresentações artísticas do saxofonista Maestro Spok, do repentista Antônio Cajú, do poeta Antônio Marinho, da cantora Valeria Moraes, além de blocos líricos.
Commenti