Em Washington, organizações sociais brasileiras fazem alerta à democracia ameaçada no Brasil
Em viagem organizada pela Washington Brazil Office (WBO), entre os dias 25 e 29 de julho, 19 organizações sociais brasileiras estiveram em Washington para informar políticos, instituições e líderes de opinião nos Estados Unidos sobre os riscos dos quais a eleição presidencial brasileira é alvo.
Diante de pronunciamentos e falas hostis - proferidas por Bolsonaro desde as últimas eleições em 2018 - a sociedade civil organizada, movimentos e instituições sociais pontuaram também, na comitiva, o crescimento agudo da violência política no país.
A mobilização buscou reforçar a necessidade da defesa da democracia no continente. Além do reconhecimento sério e imediato da comunidade internacional, do resultado das eleições, independente do vencedor. Conforme ressalta Paulo Abrão, diretor-executivo do WBO, em Washington, “É importante que esse processo ocorra de uma maneira muito célere para evitar dar margens a quaisquer tipos de tentativas de desestabilização da nossa democracia".
Responsável por estimular a desconfiança quanto à validade do sistema de votação do país através das urnas eletrônicas, e, assim, desinformar parte da população, o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, é o principal autor dos ataques ao sistema democrático brasileiro. Em reunião ministerial em julho deste ano, Bolsonaro afirmou que não aceitará a resolução das eleições presidenciais por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Presidente do Conselho do Cendhec, Manoel Moraes caracteriza a mobilização como um marco histórico e de resistência sobre a opinião pública internacional. Explica que "um golpe ou uma ação contra a democracia se torna mais eficaz se a sociedade internacional não compreender o que se passa aqui no Brasil". Para ele, o encontro foi fundamental também para criar um conhecimento mais largo sobre as urnas eleitorais e sobre a contribuição necessária à defesa da democracia.
A comitiva ficou satisfeita com o encontro. Para Abrão, "a visita foi uma importante demonstração de força da sociedade civil e movimentos sociais brasileiros que não apenas está viva e vibrante mas também com capacidade de articulação e de resistência democrática neste momento tão complexo da nossa história".
O WBO é uma organização independente e apartidária dedicada a promover cooperação e conhecimento sobre a realidade brasileira e a oferecer apoio ao trabalho internacional da sociedade civil, movimentos sociais e demais setores do Brasil em Washington, em defesa da democracia, dos direitos humanos, do meio ambiente e das liberdades.
Comments