top of page

Em diálogo com MPPE, Presidente do Conselho Diretor do Cendhec participa de evento em Caruaru

  • Foto do escritor: Cendhec
    Cendhec
  • 31 de mai. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 2 de jun. de 2023

Manoel Moraes, advogado e professor, participa de mesa sobre Democracia e Direitos Humanos.

Manoel Moraes, presidente do Conselho Diretor do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), participou do XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Pernambuco, realizado na última semana.


O encontro, sediado no município de Caruaru/PE, teve como tema “Ministério Público na Defesa Constitucional da Democracia e Cidadania”.


Levando em consideração o período atual, Manoel destaca a importância da atividade. “O Ministério Público tem um papel de guardião da Constituição, dos direitos coletivos e fundamentais, então pautamos, enquanto sociedade civil, a erosão da democracia, trazendo à luz o fato de que estamos passando por vários ataques”, aponta.


O advogado discursou no painel “Áreas Cidadania/Cível”, baseando-se na democracia e nos direitos humanos. “Trouxe questões relacionadas a própria ideia de democracia e nosso papel de construção no debate. Foi uma mesa em que discutiu-se o sentido global das ameaças que o mundo passa em função de conflitos, considerando a insuficiência dos instrumentos internacionais de direitos humanos, que se mostraram na Ucrânia e na África, bem como no último período do Brasil”, declara Manoel.


Congresso organizado pelo Ministério Público de Pernambuco debateu redemocratização do país.

Mesmo com os avanços estabelecidos, o governo democrático ainda é território frágil. “Os mecanismos internos não foram suficientes para que se pudesse aplacar as violações que assistimos durante quatro anos de governo Bolsonaro. Então, é preciso parar, repensar e refletir de uma forma mais profunda, para que possamos ter efetividades, e não apenas denúncias. No campo da responsabilização, o Brasil está muito longe de qualquer país que investigue assassinato de defensores de direitos humanos, feminicídio, e outras violências. Ou seja, infelizmente a impunidade impera”, finaliza Manoel Moraes.


Confira a sua fala na íntegra, no link abaixo:

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 1989-2017 por Cendhec. Criado por Alexandre Pachêco em conjunto com @s profissionais do Cendhec no Wix.com

Contatos:

+55 81 3227-7122 / 3227-4650 /

3227-7662 
Email: cendhec@cendhec.org.br 

Endereço: 

Rua Galvão Raposo, 295, Madalena, Recife, Pernambuco, Brasil

CEP.: 50610-330

Parceiros(as):

FczSTz0Q (1).png
Selavip Logomarca.png
MalalaPrimaryLogo_Large_250px.jpg
FF_Logo_PMS.png
Design sem nome_edited_edited.png
bottom of page