Doação de vale gás e botijões beneficiam moradores da Vila Independência e Sítio do Cardoso
No último dia 28 de abril, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social foi contemplado com 90 botijões de gás, para serem doados a moradores da Vila Independência, em Nova Descoberta. A doação é a segunda concedida pela Fundação Banco do Brasil em parceria com a Campanha Mãos Solidárias, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O Cendhec e o Centro Sabiá foram algumas das entidades operadoras do benefício.
Cerca de um mês antes, no dia 21 de março, o Cendhec recebeu a primeira doação de 150 vouchers vale-gás. Os vales foram recebidos pelo Centro no Armazém do Campo, no bairro de Santo Antônio, e entregues a famílias da Vila Independência e do Sítio do Cardoso, na Madalena, totalizando as 150 beneficiadas pela ação.
Diante do agravamento da insegurança alimentar e da fome no Brasil, sobretudo nos últimos anos na pandemia da Covid-19, o aumento considerável no preço do gás de cozinha atinge diretamente famílias já vulnerabilizadas. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2020, a utilização de restos de madeira com o intuito de fazer fogo para cozinhar, aumentou 1,8% nas residências, frente a 2019. Muito embora a eletricidade seja a principal fonte de energia, atualmente a lenha é a segunda mais usada nos lares brasileiros, com 26,1% de participação, seguida do gás de cozinha com 24,4%.
A iniciativa é importante assistência a famílias de baixa renda, chefiadas, nessas comunidades, sobretudo, por mulheres e mães solo. Uma vez que a maior parte dos lares nas comunidades são liderados por mulheres, e formados por famílias com crianças e adolescentes, estes são os principais a sofrerem com os efeitos da inflação e, consequentemente, da fome.
Comments