Conselheiras(os) que representam a sociedade civil assinam nota em denúncia a inoperância do CEDCA
Hoje, dia 26 de Setembro, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA PE, completa 32 anos. Vinculado diretamente ao Gabinete do Governador do Estado de Pernambuco, é órgão normativo, deliberativo, controlador, fiscalizador e coordenador da política e das diretrizes de atendimento da criança e do adolescente, em todo território do Estado de Pernambuco.
Porém, apesar de reconhecermos todos os avanços que decorreram desde sua criação e a relevância institucional do Conselho para as políticas voltadas a crianças e adolescentes, consideramos que o momento é de retrocesso e que há pouco o que celebrar.
A sociedade civil organizada que atua no campo dos direitos da criança e do adolescente, com função de conselheiros estaduais, denuncia a não existência atual do conselho, apesar de formalmente empossado, sua inoperância e não funcionalidade.
Em carta, as organizações repudiam os encaminhamentos meramente burocráticos do Conselho e conclama o debate acerca da condução da política da criança e do adolescente em nosso Estado.
Comentarios