top of page
  • Cendhec

Cendhec participa de fórum do MPPE para debater desafios e propostas para a cidade do Recife


Nos dias 25 e 26 deste mês o Núcleo de Proteção ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (NPHAC) e a Escola Superior do MPPE realizaram o Fórum Centro do Recife: Desafios e Soluções para debater problemas estruturais e sociais encontrados na cidade, e formas de recuperação.


O alto índice de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a relação da cidade com moradia, trabalho e comércio foram abordados nas discussões, somadas com relatos e propostas dos participantes. Outro ponto destacado foi a proposta de reutilização de prédios antigos que hoje estão abandonados, como moradia social.


Embora o encontro tenha sido pautado nos desafios da cidade, observou-se a ausência dos grupos vulnerabilizados. Conforme conta o advogado e coordenador do programa Direito à Cidade do Centro Dom Helder Camara, Luis Emmanuel, que esteve presente no Fórum: "O que mais senti falta foi de uma presença mais forte da sociedade civil. Senti falta da presença de grupos vulnerabilizados. A comunidade do Pilar, por exemplo, foi bastante falada, mas não falou. Foi algo que chamou atenção. Falou-se muito sobre a comunidade, os projetos que estão sendo realizados lá dentro, mas no sentido de inclusão social e transformação, muito pouco, no sentido de transformar a vida das pessoas e elas serem sujeitos ativos de construção de riqueza". A participação de Vitor Araripe, dos Direitos Urbanos e integrante do Conselho da Cidade, representou a sociedade civil e destacou a necessidade do diálogo e escuta das ideias vindas dos movimentos sociais


Organizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Boa Vista, o evento contou com a presença de especialistas de diferentes áreas, incluindo construção e comércio, que somaram aos debates com exemplos de experiências passadas e propostas para revitalização do centro. O comunicador social e gestor responsável pela retomada urbanística, social e econômica do Centro Urbano de Medelín, na Colômbia, Jorge MelGuizo, ressaltou a importância em abordar a temática da cidade centralizando as ações nas pessoas que a vivenciam.


Também estiveram presentes Ana Paula Vilaça (coordenadora do Gabinete do Centro do Recife, órgão da Prefeitura), Karla Zapata (gerente-geral de Governança e Articulação Estratégica do Recentro) e Iana Ludemir (professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE).


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page