Cendhec participa de encontro de parceiros da Freedom Fund
Durante os dias 22, 23 e 24 de março, a equipe do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) esteve reunida com parceiros no encontro Programa Com.Direitos, proporcionado pela The Freedom Fund.
Dentre os objetivos do seminário, destaca-se a atualização dos resultados alcançados pelo programa no primeiro trimestre de 2022, avaliação das novas atividades sugeridas e planejamento de novos projetos sociais.
Foram realizadas oficinas e estudos com temas na desigualdade de gênero e escravidão moderna, engajamento e inclusão comunicativa. Katia Pintor, coordenadora adjunta do Cendhec integrou as reuniões observou que “O Encontro de parceiros de Freedom Fund foi momento de muita troca, inspiração, co-criacão e esperança de um trabalho potente que poderemos desenvolver juntes”.
O encontro pautou a Comunicação e Advocacy como estratégicos no enfrentamento à ESCCA - Exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes, Tráfico de pessoas e trabalho Infantil. Além da importância de se garantir a voz de sobreviventes desse tipo de crimes, durante todo o processo e etapas do Projeto . A advogada em Direito da Criança e do Adolescente do Cendhec, Manuela Soler, observou: “Quem melhor do que uma sobrevivente para falar do que ela precisa e acha que deve melhorar, para construção de um projeto de enfrentamento da exploração sexual?”.
Segundo Manuela, “a discussão coletiva para construção do plano de enfrentamento das estratégias de advocacy para Esca”, foi muito produtiva. E assim, “discutir quais são os pontos importantes para entender onde focar nossas energias e nossas ações em cada âmbito nacional. Nos ajudou a formular articulações para incidir na política de forma eficiente”.
A Instituição Freedom foi representada por Débora Aranha, Polyana Magalhães e Janaina Jatobá. O encontro contou com a participação e expertise de consultoras e consultores especializados, como Anália Ribeiro, pesquisadora do Núcleo Diversitas FFLCH - Universidade de São Paulo (USP), por exemplo.
"As organizações sociais em Pernambuco possuem uma luta histórica de enfrentamento às estruturas poderosas por trás da exploração sexual de crianças e adolescentes e estão atuando em algumas das comunidades mais vulneráveisA", diz Débora Aranha. "Esse encontro é uma chance de trocar aprendizados e potencializar ações conjuntas, fortalecendo o movimento local da sociedade civil, que é uma das prioridades de ação do Freedom Fund."
Além do Cendhec, estiveram presentes Childhood, Casa Menina Mulher, Canal Futura, Coletivo Mulher Vida, Grupo Ruas e Praças, Grupo Adolescer e Instituto Aliança.
コメント