Cendhec debate direitos humanos e perspectivas de futuro em Assembléia da Dhesca
O Centro Dom Helder Camara participa da Assembléia Geral realizada pela Plataforma Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca), em Brasília. O evento tem dois dias de programação e finaliza nesta quarta-feira, dia 7.
O encontro trouxe ao debate os 20 anos da Dhesca Brasil e as atividades da rede no período. As organizações presentes também discutiram perspectivas para 2023, diante do novo cenário político brasileiro a partir de 1° de Janeiro. Também foi desenvolvida uma análise da atual conjuntura social, econômica e política do país, marcada por desmontes nos principais setores do direito.
O Cendhec foi representado pela coordenadora do Programa Direito da Criança e do Adolescente e coordenadora adjunta do Centro, Katia Pintor, e pela coordenadora administrativa, Ana Cláudia Bezerra. Katia conta que o primeiro dia da Assembleia foi um momento de fortalecimento. Segundo ela, "participar da Assembléia da Plataforma Dhesca foi momento de encontro, celebração e fortalecimento de organizações da sociedade civil. Momento muito importante no atual contexto". E enfatiza que "para o Cendhec, participar da Assembléia é uma alegria e oportunidade de se retroalimentar e contribuir com o controle social, por parte da sociedade civil".
Além do Cendhec, a Dhesca é formada por mais 44 organizações e articulações da sociedade civil engajadas na garantia de direitos essenciais à vida e ao desenvolvimento social da população, como o acesso pleno à alimentação, à moradia, à educação, à saúde e à cultura. Além disso, durante as duas décadas de atuação, a plataforma se propôs a fortalecer a atuação da sociedade civil brasileira em prol do enfrentamento às discriminações e desigualdades que impactam a realidade brasileira.
Comments