top of page
  • Cendhec

Cendhec, CPT e Fetape acompanham ato por justiça e paz no Engenho Roncadorzinho



Na manhã da última sexta-feira, 18, uma comitiva com parlamentares das Comissões de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e do Senado Federal, com deputados(as) estaduais, autoridades locais e organizações sociais realizou visita à comunidade de Roncadorzinho, no município de Barreiros, na Mata Sul, onde vive a família do garoto Jonathas de Oliveira, 9 anos, assassinado no último dia 10. A intenção foi prestar solidariedade neste momento tão difícil para a família e para a comunidade.


O sentimento de indignação frente à violência sofrida tomou conta dos/as que estavam presentes. Crianças da comunidade seguravam cartazes pedindo justiça por Jonathas enquanto seus pais cobravam providências do Governo. Outras comunidades camponesas que enfrentam violência no campo na Mata Sul também estiveram presentes para prestar solidariedade à família do garoto assassinado e aos agricultores e agriculturas de Roncadorzinho que ao mesmo tempo em que sente a dor pela morte da criança ainda enfrenta o risco de serem despejadas de suas terras em razão do conflito instaurado no local.


"A luta pelo acesso à terra e a defesa de Direitos Humanos de crianças e adolescentes são indissociáveis. O assassinato do menino Jonathas, de apenas 9 anos, em área de conflito agrário na Mata Sul de Pernambuco, representa a vulnerabilidade da criança camponesa, representa a ausência de políticas públicas que garatam o desenvolvimento pleno e seguro das crianças e adolescentes em áreas rurais colocam em risco a infância", destaca Juliana Accioly, advogada do Cendhec, que também acompanha o caso.


Ainda durante a manhã, a comitiva participou de uma reunião na Secretaria de Educação de Barreiros, com autoridades locais para tratar da segurança no campo e outras diligências sobre o caso. A Fetape, a CPT, o Cendhec e outras organizações sociais seguem prestando apoio à família, acompanhando os desdobramentos do caso e cobrando a apuração rigorosa e isenta das investigações, que ainda não foram elucidadas e estão em fase inicial.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page