top of page
  • Cendhec

Cendhec assina nota "Mais um inocente assassinado", sobre a violência no Engenho Roncadorzinho


Casa onde o menino Jonathas, de 09 anos, foi assassinado


Nesta semana, em denúncia ao assassinato de Jonatas Oliveira, ocorrido no dia 10 deste mês, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social assinou carta "Mais um inocente assassinado", sobre a violência no Engenho de Roncadorzinho, em Barreiros, Zona da Mata Sul de Pernambuco.


O filho de Geovane da Silva, presidente da Associação de Lavradores do antigo Engenho, foi vítima do conflito de terras estabelecido na Mata Sul de Pernambuco, após ameaças e ataques constantes. Ele se escondia debaixo da cama, quando foi alvejado por homens encapuzados.


Conforme notifica a carta, emitida pela Comunidade Bremen, há anos camponeses dessa região do estado sofrem com tentativas de invasão ou roubo de suas terras, por parte de empresários, apoiados, inclusive, pela polícia militar. Desse modo, moradores vivenciam ataques e ameaças constantes, das quais já foram alertadas às autoridades e, no entanto, foram ignoradas. A nota reivindica posicionamento urgente do Poder Legislativo, Executivo e responsáveis pela Justiça no Estado, para solucionar e cessar as violências na região. E, assim, retomar e garantir a segurança da população que há anos segue exposta aos ataques.


Além do Cendhec, o documento conta com a assinatura de entidades como a Rede Nordeste de Mulheres Negras, SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia, Trapeiros de Emaús, Teia dos Povos, entre outros. Nomes como Gabi da Pele Preta, Almério e Marcelo Santa Cruz integram e apoiam a denúncia.


Leia a nota na íntegra:

Novas adesões estão sendo recebidas pelo e-mail: contato@jornalistasweb.com.br.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page