Casarão do Sítio da Trindade é cedido para a construção do Memorial da Democracia de Pernambuco
Nessa terça-feira, dia 29 de novembro, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal do Recife o projeto de cessão, pela prefeitura municipal, do Casarão do Sítio da Trindade ao Estado. O local, por 30 anos, abrigará o Memorial da Democracia Fernando de Vasconcellos Coelho.
O Memorial é um órgão de continuidade da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, que completa 10 anos em 2022. A CEMVDH foi instituída para lançar luz sobre graves violações à democracia e aos direitos humanos no país durante o período ditatorial; também tem o intuito de intensificar as vozes de luta pelas histórias das vítimas, responsabilizar os autores de repressões e garantir a efetivação do Direito à Memória e à Verdade. O espaço salvaguarda o acervo montado pela Comissão, afim de que a população e pesquisadores pudessem explorar esse material.
O local escolhido é marcante. “O casarão está no Sítio Trindade onde, há cinquenta anos, existiu o Movimento de Cultura Popular. Então é um momento muito simbólico pra todos nós, que lutamos pelo direito e acesso à memória, à verdade e à justiça”, diz o presidente do Conselho do Cendhec e integrante da CEMVDH, Manoel Moraes. “É importante, também, o fato do casarão acolher o nome de Fernando Vasconcellos Coelho, que foi o presidente, o condutor da Comissão da Verdade. Doutor Fernando foi um dos, e é um dos, maiores juristas do estado de Pernambuco. Então é uma homenagem por todo o seu trabalho como deputado federal, mas, antes de tudo, como condutor dessa comissão. São 10 anos, então todos nós, que participamos dessa luta por direitos humanos, estamos muito felizes. No momento em que o país vive, de rumores e golpes, temos em Pernambuco o anúncio de um Memorial, de um espaço para defender, propagar e difundir a democracia.”
Comments