top of page
  • Cendhec

Artigo | O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec)


A resposta mais simples é: o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) é uma Organização Não-Governamental (ONG). E o que credencia uma ONG? Seus objetivos? Seus integrantes? Sua estrutura ou suas ações? Para essas e outras perguntas, o Cendhec tem respostas satisfatórias, embora reconhecendo que ainda está longe do ideal, daquilo que almeja desde sua criação há 30 anos.

As ações desenvolvidas não fogem dos objetivos a que se propõe, que é, na medida de suas possibilidades, a defesa dos direitos humanos, de modo especial, da faixa da população cada vez mais "sem voz e sem vez", como dizia tantas vezes o patrono Dom Helder Camara. Não é fácil, porque as necessidades são cada dia maiores, a população oprimida cada vez mais numerosa e os recursos cada vez menores e mais difíceis de obtenção. Apesar de todas as dificuldades, o Cendhec mantém uma equipe técnica e respeita a estrutura inicial, contando com os sócios para Assembleia Geral e o Conselho Consultivo, como ajuda à equipe técnica.

E quem financia o Cendhec?

Voltamos às ações. Elas se desenvolvem através de projetos bem definidos que são aprovados, financiados e avaliados por entidades nacionais e internacionais. Esses projetos dizem respeito, de modo especial, à defesa de criança e do adolescente nos aspectos sociais de trabalho infantil e abusos sexuais e, em segundo lugar, o direito à moradia, ao uso do solo em numerosas ramificações.

Dom Helder dizia aos seus colaboradores que o "o possível a gente faz, mas que era preciso fazer o impossível" e, ao tratar dos problemas sociais, é isso que se exige de uma entidade que se dispõe a servir os oprimidos. E o Cendhec é uma delas. Atender, nem sempre, ou melhor, não apenas àqueles com quase total impossibilidade financeira até de apelar para os meios legais, mas também os que lutam pesadas e cruéis estruturas que levam à essa opressão.

Sinto muito orgulho de ser sócia-fundadora do Cendhec, mas considero que ninguém mais do que a equipe é quem merece os parabéns pelos 30 anos!

Maria Lúcia Moreira da Costa é, além de sócia-fundadora, integrante do Conselho Diretor do Cendhec.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page