Cendhec participou da ação "UFPE no meu Quintal" em Solidão
No período de 22 a 25 de janeiro, o Cendhec, em parceria com o Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Politica da Criança e do Adolescente (Gecria), realizou em Solidão, município do Sertão do Pajeú (a 410 km do Recife), oficinas temáticas e disseminação da campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes. A atividade integrou o projeto extensionista "UFPE no Meu Quintal", desenvolvido pela Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal de Pernambuco.
No dia 22 de janeiro foi realizado na Escola Municipal José Gonçalves, uma atividade com a participação de jovens do município, onde foi utilizada a Maleta Juventudes, do Canal Futura. Essa atividade foi realizada em integração com o Grupo de Educação Física, da UFPE CAV e Grupo de Serviço Social – UFPE Recife.
No dia 23 de janeiro, a atividade foi realizada na Secretaria de Educação, com a formação reunindo agentes públicos (trabalhadores/as da saúde, assistência social e conselheiras tutelares). Em pauta, o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e o Sistema de Garantia de Direitos.
Nos dias 24 e 25 de janeiro, foram realizadas atividades de disseminação da Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes, com a participação de crianças. No dia 24, a oficina foi na Escola Municipal José Gonçalves (área urbana do município) e no dia 25, a atividade foi na Comunidade Caldeirão Grande (área rural de Solidão). Nas oficinas, tiveram contação de histórias e a distribuição da revista em quadrinhos da campanha: "A Máquina da Transmutação: construindo a cultura da Autoproteção".
Participam das oficinas: Michelle Rodrigues (assistente social do Cendhec); Ariana Santana (pedagoga do Cendhec), Maria Eduarda de Lima Brito e Rayana Karen de Albuquerque Rocha (estudantes do 7º período do curso de Serviço Social UFPE e integrantes do Gecria); e Manuele Joaquina Nunes da Silva (estudante do 3º período do curso de Serviço Social UFPE e integrante do Gecria).
SOBRE O PROJETO
O projeto UFPE no Meu Quintal apresenta a oportunidade aos discentes de agregarem novas vivências em educação experiencial, levando às populações carentes do interior do estado contribuições nas mais diversas áreas de formação, com o objetivo de estimulá-los a desenvolverem suas competências e habilidades, em atividades relacionadas à orientação de práticas acadêmicas.
Durante a semana foram desenvolvidas atividades em seis eixos de atuação: meio ambiente; tecnologias sociais e desenvolvimento humano; saúde; educação; cultura; e justiça e cidadania.
Crédito da foto acima: Tárcio Lopes
Confira galeria de fotos das atividades: